domingo, 24 de janeiro de 2010

Rescaldo de fim de semana


Finalmente o são Pedro deu tréguas e também se conseguiu juntar bue da pessoal para mais um passeio de final de semana foram 14 elementos que compareceram, já há muito tempo que não se conseguia juntar tanto pessoal.
foi uma manha em cheio tivemos direito a água, lama,
furos e pneus rebentados.
Subidas com fartura e algumas delas com 17% de inclinação.
Resumindo um dia em grande como já há muito não se via, um passeio com 62km de dificuldade média/alta.



domingo, 17 de janeiro de 2010

A Historia da bicicleta


A invenção da bicicleta como meio de locomoção é algo muito difícil de precisar no tempo. Vários autores defendem que a bicicleta surgiu pela mão do conde francês Mede de Sivrac, outros consideram que a sua criação é posterior àquela data. No entanto existem registos de que os antigos egípcios já conheciam aquele meio de locomoção, ou pelo menos já idealizavam nos seus hieróglifos a figura de um veículo de duas rodas com uma barra sobreposta.
Em 1966, monges italianos, no restauro de manuscritos de Leonardo da Vinci, descobriram também desenhos datados de 1490, em que se podia distinguir uma máquina muito semelhante às modernas bicicletas, dotada inclusivamente de pedais e tracção por corrente.
Nos séculos XV e XVI foram desenvolvidos diversos veículos de duas e quatro rodas accionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos.
Todavia a história da bicicleta tem início em 1790, quando o conde Sivrac da França idealiza o CELERÍFER, veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e accionado por impulso alternado dos pés sobre o chão.
-1816 O Barão alemão Karl Friedrick Cheistian Ludwing Van Sauerbroun Drais, adaptou uma direcção ao celerífero, junto com o primeiro guiador e apareceu a bicicleta “DRAISIANA”.
-1818 Em Abril o Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo em Paris, e meses mais tarde faz o trajecto Beaum – Dijon na velocidade média de 15 km/h, primeiro "recorde ciclístico"..
-1820 O escocês Kikpatrick Mcmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligada por uma barra de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram accionadas pelos pés, o que provoca avanço da roda traseira.
1855 O françês Ernest Michaux inventa o pedal que foi instalado num veículo de duas rodas traseira e uma dianteira os pedais eram ligados a roda dianteira e o invento ficou conhecido como VELOCIPEDE.
1862 Em Paris foi criados caminho especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem as charretes e carroças. Surgem assim as primeiras ciclovias. Neste mesmo ano Erenest Michaux consegue fabricar 142 unidades em doze meses.
1868 São realizadas as primeiras provas de biciclos nas categorias masculina e feminina
1875 Surge a primeira fábrica de bicicleta do mundo a Companhia Michaux.
1877 Rouseau apresenta um dispositivo que por meio de duas correntes que multiplicava o giro da roda dianteira.
1880 Vicent, constrói a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira.
1880 Na Inglaterra Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, na Itália o plano desportivo vai-se desenvolvendo e o Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicleta e o vencedor e Heste Rynner.
1885 Guisepe Pasta vence a primeira volta de Bastiones realizada em Milão.
1887 Na Irlanda Jannes Boyd Dunlop inventa o pneu.
1891 O francês Michelin lança o pneu desmontável.
1895 Chega a MilãoRaffaelle Gatti que tinha competido no Tour do círculo Polar Artico.
A partir desta data temos visto sucessivas modificações técnica na bicicleta, até aos nossos dias, a bicicleta vem sofrendo os mais variados aperfeiçoamento em relação aos materiais empregados e aos vários tipos relacionados com a modalidade.
Ciclismo, btt, bmx, downhill, cidade, freeride, entre outras.




domingo, 10 de janeiro de 2010

Assalto á Torre


Como tinha sido previsto, neste dia o assalto á torre avançou mesmo ás 9 horas em frente á Câmara Municipal Covilhã, com muitas baixas é claro mas mesmo assim ainda apareceram 5 corajosos que  teimaram em subir! O único precalço foi mesmo eu por motivos pessoais, ter de abandonar esta volta ao chegar á Rosa Negra, com muita pena minha mas teve de ser há coisas que não se podem deixar para amanha.
Dias melhores viram, espero que os outros 4 camaradas tenham conseguido o objectivo.



Até lá bons trilhos.
 


Aqui fica o video dos quatro destemidos.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

1º Volta para 2010

Parece que está difícil de fazer a primeira volta de 2010. pois as previsões meteorológicas não estão favoráveis para domingo, estão a dar neve com fartura para a serra, desde que não chova tudo bem! Com neve vai ser um espectáculo pois metem-se uns skys nas rodas das bikes e fazemos um desporto diferente.
Domingo dia 10 de Janeiro de 2010 se o são Pedro deixar lá estaremos ás 9 horas em frente á Câmara Municipal da Covilhã.


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A MINHA LAPIERRE X-CONTROL 210 DE 2010


Esta Francesita, não nos vai deixar indiferentes, ela é preciosa!
Já há algumas temporadas, que leva entre nós, com um sistema fps2 em toda a sua dimensão e este ano vem com alguns retoques que dão como resultado uma bicicleta com excelentes resultados. A Lapierre ano após ano, vai melhorando os seus produtos de uma maneira excelente. Neste caso, este ano a Lapierre, apostou tudo no quadro que continua com o mesmo sistema fps2. Este ano, melhorou sobretudo a estética da bike,
Com umas cores e geometria que agrada a todos. As cores azul e branco desta Francesinha, a meu gosto pessoal é fantástica, há detalhes que diferenciam esta bike da de anos anteriores e como sempre a Lapierre vai limando esses detalhes até conseguir uma bike que se aproxima a cada dia da perfeição, em acabamento e realização a Lapierre é do melhor que podemos encontrar no mercado.
Alguns detalhes, como os hydroformados dos tubos estão em perfeito ângulo, a tracção enfim, tudo foi melhorado, desde que a primeira surgiu, já há 3 anos.
Simplesmente temos em cada ano que passa, uma x-control surpreendente. Soldaduras bem executadas, em melhoria estamos a falar de uma vireta de melhor realização, mais robusta que vai dar á parte traseira mais rigidez, que não tinha em anos anteriores. Com rolamentos selados que vão aumentando um pouco a sua dimensão, dando como resultado menos manutenção a esta bike.
Seguem o mesmo detalhe do medidor de suspensão do quadro.
A qualidade desta bike é tão grande que unicamente vai depender de como regulamos a suspensão, para poder dar o máximo rendimento em todo o tipo de terrenos. O amortecedor traseiro é um Amortecedor: LP Ar / Óleo 165x38mm , para se ajustar na perfeição ao sistema fps2. Digamos que este amortecedor ajusta-se perfeitamente a esta bike e a este sistema de pilote virtual.
Para suspensão dianteira, temos uma RockShox Recon SL 120 milímetros, um sistema fácil, com bloqueio e control remoto é mais que suficiente para que possamos adaptá-la ás nossas preferências e gostos.
Esta bike foi equipada com:
Travões Shimano xt 160mm na roda dianteira e 160mm na roda traseira.
A transmissão foi optado por:
Desviador Dianteiro: Shimano SLX
Desviador Traseiro: Shimano XT
Cassete: Shimano XT 11-32
Pedaleira: Shimano XT 22X32X44
Shiftrs: Shimano XT
Corrente: sram 971
As rodas obtei por: Mavic crossride disc
Pneumaticos ficam a cargo da Continental race king 2.2
Avanço: Lapierre XC 31.8x90mm
Guiador: XC recto 31,8 x 600mm
Espigão Selim: KCNC Pro Lite em Scandium
Selim: bbb
Punhos: Ritchey wcs
Com um peso na casa dos 12,5kg com pedais.



Elogiado por profissionais desde 2001, uma síntese perfeita entre a eficiência, desempenho e conforto, indispensáveis X-Control, equipado com a tecnologia patenteada FPS2 anti-bombeamento 100mm, é a referência completa de mountain bike cross country suspensão maratona.
Em 2010, Lapierre lança sua 3 ª geração de X-Control, completamente reestruturada e optimizada, mais estável e mais eficiente de pedalar em terreno acidentado com a sua nova geometria.
A X-Control foi considerada a bike do ano para 2010 nas categorias de cross country e maratona.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Novas aventuras

Com a entrada do novo ano, chegam as novas aventuras, vamos ver se as condições climatéricas nos  permitem realizar o 1º passeio do ano! no dia 03/01/2010. A concentracção que será em frente a Câmara Municipal da Covilhã pelas 9horas para a subida á torre.
Ah!…e não se esqueçam de levar as correntes pois elas vão ser precisas.
Não faltem...