domingo, 15 de agosto de 2010

Visita a Sortelha

No passeio de hoje eu e o Rogério decidimos ir visitar Sortelha, saímos do Canhoso por volta das 7:40h.
Sortelha é uma aldeia Portuguesa do concelho de Sabugal, com 43,27 km² de área e 579 habitantes (2001). Densidade: 13,4 hab/km².
O seu castelo foi erguido sobre um maciço granítico em posição dominante sobre o vale de Riba-Côa, área de passagem entre a Meseta Ibérica e a depressão da Cova da Beira, integra-se o conjunto desta que é considerada uma das melhor conservadas Aldeias Históricas da Beira Interior.
A primitiva ocupação humana do local remonta à pré-história, possivelmente a um castro Neolítico. Atraídos pela riqueza mineral da região e pela posição estratégica do local, este teria sido sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos.
Depois fizemos uma descida pela calcada antiga que vem desde a porta sul do Castelo até á estrada principal.
Depois da visita foi o regresso novamente ao  Canhoso, mas desta vez fomos pela quinta dos termos, Para quem não sabe a quinta dos termos é um dos maiores produtores de vinho da nossa região, um vinho premiado por varias vezes. 
  1. O vinho Tinto Quinta dos termos DOC Selecção 2007 conquistou uma medalha de ouro.
  2. O vinho Tinto Quinta dos Termos DOC Escolha - Pecado Virgílio Loureiro 2007.
  3. O Tinto Quinta dos Termos DOC Reserva Vinhas Velhas 2006, e Tinto Quinta dos Termos DOC 2008, alcançaram a medalha de prata.  
Dai passando também em Caria, onde já nas quintas o congestionamento era tanto que perdemos cerca de 30 minutos para nos livrármos do transito.
Mais á frente uma situação a lamentar é que o produtor de coelhos (Cuniserra) deixou os portões da sua propriedade abertos e os caes á solta, onde tivemos de fazer mais um desvio para não sermos atacados por eles.
Um passeio de dificuldade média baixa com cerca de 70km.

Aqui ficam mais fotografias deste passeio.


Sem comentários:

Enviar um comentário