domingo, 17 de janeiro de 2010

A Historia da bicicleta


A invenção da bicicleta como meio de locomoção é algo muito difícil de precisar no tempo. Vários autores defendem que a bicicleta surgiu pela mão do conde francês Mede de Sivrac, outros consideram que a sua criação é posterior àquela data. No entanto existem registos de que os antigos egípcios já conheciam aquele meio de locomoção, ou pelo menos já idealizavam nos seus hieróglifos a figura de um veículo de duas rodas com uma barra sobreposta.
Em 1966, monges italianos, no restauro de manuscritos de Leonardo da Vinci, descobriram também desenhos datados de 1490, em que se podia distinguir uma máquina muito semelhante às modernas bicicletas, dotada inclusivamente de pedais e tracção por corrente.
Nos séculos XV e XVI foram desenvolvidos diversos veículos de duas e quatro rodas accionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos.
Todavia a história da bicicleta tem início em 1790, quando o conde Sivrac da França idealiza o CELERÍFER, veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e accionado por impulso alternado dos pés sobre o chão.
-1816 O Barão alemão Karl Friedrick Cheistian Ludwing Van Sauerbroun Drais, adaptou uma direcção ao celerífero, junto com o primeiro guiador e apareceu a bicicleta “DRAISIANA”.
-1818 Em Abril o Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo em Paris, e meses mais tarde faz o trajecto Beaum – Dijon na velocidade média de 15 km/h, primeiro "recorde ciclístico"..
-1820 O escocês Kikpatrick Mcmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligada por uma barra de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram accionadas pelos pés, o que provoca avanço da roda traseira.
1855 O françês Ernest Michaux inventa o pedal que foi instalado num veículo de duas rodas traseira e uma dianteira os pedais eram ligados a roda dianteira e o invento ficou conhecido como VELOCIPEDE.
1862 Em Paris foi criados caminho especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem as charretes e carroças. Surgem assim as primeiras ciclovias. Neste mesmo ano Erenest Michaux consegue fabricar 142 unidades em doze meses.
1868 São realizadas as primeiras provas de biciclos nas categorias masculina e feminina
1875 Surge a primeira fábrica de bicicleta do mundo a Companhia Michaux.
1877 Rouseau apresenta um dispositivo que por meio de duas correntes que multiplicava o giro da roda dianteira.
1880 Vicent, constrói a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira.
1880 Na Inglaterra Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, na Itália o plano desportivo vai-se desenvolvendo e o Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicleta e o vencedor e Heste Rynner.
1885 Guisepe Pasta vence a primeira volta de Bastiones realizada em Milão.
1887 Na Irlanda Jannes Boyd Dunlop inventa o pneu.
1891 O francês Michelin lança o pneu desmontável.
1895 Chega a MilãoRaffaelle Gatti que tinha competido no Tour do círculo Polar Artico.
A partir desta data temos visto sucessivas modificações técnica na bicicleta, até aos nossos dias, a bicicleta vem sofrendo os mais variados aperfeiçoamento em relação aos materiais empregados e aos vários tipos relacionados com a modalidade.
Ciclismo, btt, bmx, downhill, cidade, freeride, entre outras.




Sem comentários:

Enviar um comentário